top of page
pexels-cedric-fauntleroy-4269497_edited.jpg
Beige and Black Minimalist Skincare Logo
Letícia Copatti Dogenski

Maio Vermelho: um alerta para o câncer de boca

Atualizado: 27 de mai.



Você já ouviu falar sobre o Maio Vermelho?


O Maio Vermelho é uma campanha de conscientização quanto a prevenção do câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio ou da cavidade oral. Essa ação ocorre durante todo o mês em alusão ao Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, comemorado no dia 31 de maio. Assim, a campanha ocorre como um convite à população para que esteja atenta a sinais de lesões na cavidade oral, bem como para que os profissionais de saúde ampliem as discussões sobre o diagnóstico e o tratamento dessa doença. 


O câncer de boca é um tumor maligno que pode acometer os lábios e/ou as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca), ou mesmo as amígdala e as glândulas salivares. Ele se manifesta na forma de feridas que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas da doença, podem ocorrer dificuldade para falar e engolir, rouquidão persistente, caroços no pescoço e perda de peso. 


O desenvolvimento do câncer de boca geralmente está associado ao histórico de uso crônico de tabaco, cigarro, cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, rapé, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros. O risco para o câncer de boca é muito maior para fumantes do que para não fumantes, e é potencializado nos indivíduos que utilizam tabaco associado a bebidas alcoólicas. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a exposição a agrotóxicos, a infecção pelo vírus HPV, e a exposição dos lábios ao sol sem proteção, também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de boca. 

Leucoplasia em bordo de língua, uma lesão pré-maligna da cavidade oral.

A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, mas o exame rotineiro da boca, feito por um cirurgião-dentista, pode diagnosticar lesões no início, antes mesmo de se transformarem em câncer, o que beneficia o tratamento e o prognóstico do paciente. Pessoas com mais de 40 anos, especialmente aquelas que mantêm o hábito de fumar e beber, devem estar mais atentas e visitar o cirurgião-dentista com o intuito de verificar a existência de lesões orais pelo menos uma vez ao ano.




Carcinoma epidermoide em soalho de boca, lesão maligna da cavidade oral

Também é possível contribuir para o diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas fazendo o autoexame da boca, uma técnica simples em que a própria pessoa utiliza para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e nas mucosas, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Para isso, são necessários apenas um espelho e um ambiente bem iluminado. Entretanto, o autoexame não substitui o exame clínico realizado pelo cirurgião-dentista. 


Outras medidas que podem contribuir para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de boca são:

  • Evitar ou reduzir o consumo de fumo e de álcool;

  • Manter uma boa higiene oral;

  • Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;

  • Visitar o dentista regularmente.


 

Números do câncer de boca

Segundo o INCA, o número estimado de casos novos de câncer da cavidade oral para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 15.100 casos, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,30 casos novos a cada 100 mil homens e 3,83 a cada 100 mil mulheres.


O câncer da cavidade oral ocupa a oitava posição entre os tipos de câncer mais frequentes.


Em homens, é o quarto mais frequente na Região Sudeste, e o quinto nas Regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte. Na Região Sul, ocupa a sexta posição.


Entre as mulheres, é o 13º nas Regiões Sudeste, Nordeste e Norte. Já na Região Centro-oeste, ocupa a 15ª posição. Na Região Sul, está na 16ª posição.

 

O câncer de boca gera repercussões importantes na saúde geral do paciente. Esteja atento e, frente a qualquer sinal de alteração da normalidade dos lábios ou mucosas orais, procure seu dentista.


A De Carli Estomatologia está aberta a esclarecimentos e pode te auxiliar! Contate-nos ou faça uma visita!









Referências:


33 visualizações0 comentário

تعليقات


bottom of page